Foi em 1318 que a Rainha Santa Isabel descobriu as propriedades e virtudes da Água do Vimeiro. Desde então, passou a ser reconhecida como «Águas Santas do Vimeiro». Conheça um pouco mais da nossa história.
As propriedades terapêuticas da Água do Vimeiro foram descobertas, em 1318, pela Rainha Santa Isabel.
Mais tarde, em 1450, também a Infanta Dª Leonor de Portugal usufruiu das Águas Santas do Vimeiro, reconhecendo igualmente as suas virtudes.
Tamanha foi a notoriedade que, desde então, várias famílias começaram a recorrer a este bem natural para fins de saúde e bem-estar.
A primeira análise físico-química oficial da Água do Vimeiro foi realizada por Charles Lepierre em 1893. Três anos depois, Sua Majestade El-Rei D. Carlos classificou a Água do Vimeiro de águas minero-medicinais.
Em 1949, o Professor Catedrático Herculano de Carvalho apresentou as análises químicas que informavam o consumidor dos minerais presentes em cada litro de Água do Vimeiro.
Comprovados à luz da ciência todos os benefícios reconhecidos pelo povo durante vários séculos, a Água do Vimeiro passou a ser recomendada por centenas de médicos e químicos para melhorar o funcionamento do organismo.
Inicialmente património dos Frades de Penafirme, a concessão para a exploração das Águas Santas do Vimeiro foi concedida a José Pedro Cardoso, em 1896, por tempo ilimitado.
A 17 de janeiro de 1920, a EAV, S.A. foi constituída sob a forma de sociedade comercial por quotas, sendo-lhe depois atribuído o registo de concessão de licença de exploração das águas em 1921.
No final da década de 1940, a liderança da empresa por Joaquim Belchior, marcou o lançamento da EAV, S.A. para uma nova fase de desenvolvimento.
Nesta década, foi lançada a primeira linha de engarrafamento em vidro da água minero-medicinal do Vimeiro, onde trabalhavam homens e mulheres. Foi lançada também a primeira frota de automóveis comerciais para venda e entrega do produto.
Tendo os efeitos terapêuticos da Água do Vimeiro elevado a água a uma grande notoriedade,deu-se nesta década início à verdadeira atividade comercial da EAV,S.A. . E em 1947 surgiu a primeira campanha de publicidade com o icónico slogan “A saúde está primeiro, beba Água do Vimeiro”.
Os efeitos terapêuticos da Água do Vimeiro levaram a comunidade médica de todo o país a recomendá-la como um bem essencial à saúde. Tal levou a que a EAV, S.A. criasse vários anúncios publicitários onde estas propriedades eram destacadas.
A expansão da marca foi clara, passando a fazer parte dos menus de restaurantes e cafés.
Depois de, em 1977, ter sido construída a nova fábrica, pioneira em Portugal no engarrafamento em PET, o design e formato das garrafas da gama foram apresentadas no mercado com uma imagem mais minimalista e moderna.
Durante a década de 80, a marca Vimeiro passou a liderar o seu segmento ao entrar nas grandes superfícies de distribuição (Hipermercados, Cash & Carrys, Grupos e Associações de Supermercados).
A EAV, S.A. apostou num forte investimento em marketing e comunicação, sofrendo um rebranding total da imagem que se tinha mantido igual desde a década de 70. Começou então a patrocinar vários eventos desportivos, chegando mesmo a ser destaque nos jogos do EURO 2004, com um anúncio televisivo que passou nos intervalos.
Com um alargamento da gama, respondendo às necessidades dos consumidores, a empresa lançou duas novas águas, Vimeiro Sparkle e Vimeiro Lisa, que vieram a ganhar dois prémios internacionais “Cata de Aguas”, na Feira Internacional de Turismo Termal.
Ao longo desta década, a EAV, S.A. viu reconhecido o seu processo de produção e de qualidade ao receber diversas Certificações de Gestão e Qualidade e de Segurança Alimentar, entre elas a FSSC 22000, a ISO 9001 e a IFS FOOD 6.1.
Pela primeira vez, em 2015 a marca entrou com a Vimeiro Original nas Feiras do Bebé das insígnias, abrindo assim espaço para as águas nos eventos de puericultura.
Em 2017, foi eleita a melhor marca relação preço-qualidade, uma distinção de mercado reconhecida graças aos inquéritos realizados pela Suiça Icertias.
A Água do Vimeiro surge este ano mais forte e diferenciadora, com uma imagem renovada e associada à história e características únicas que tanto a distinguem.
Realçando ainda mais o equilíbrio mineral da sua água, a marca especializa agora a sua comunicação para segmentos de equilíbrio e bem-estar e para o futuro da alimentação das sociedades com especial destaque para as vantagens da sua propriedade nutritiva para nichos como: atletas, grávidas, mães, bebés e seniores.