Entrevista Águas do Vimeiro

1.  O que faz das Águas do Vimeiro um produto único? Quais são os seus fatores diferenciadores?

As Águas do Vimeiro têm atualmente um portfólio único e incomparável em Portugal que vai desde as águas com gás às águas sem gás e desde as águas minerais naturais às águas de mesa.

Contudo, é na Vimeiro Original, a água mãe que dá origem a todas as águas minerais naturais do portfólio, que está a diferenciação. Por ter uma mineralização muito elevada (mais de 1000 mg/L), esta água mineral natural é verdadeiramente diferente de todas as restantes no mercado, composto, na sua grande maioria, por águas com reduzida mineralização e pH ácido. Esta composição da Vimeiro Original, fruto dos seus aquíferos naturais, é bastante importante e benéfica para a saúde. Para além dos sais minerais essenciais, ao contrário da maior parte das águas em Portugal, a Água Vimeiro Original tem um pH alcalino, algo que é hoje bastante valorizado pelos consumidores. Aos bebés, pela riqueza em bicarbonato e pH, auxilia o processo digestivo e alivia as cólicas típicas. É também uma água que tem muito cálcio e, por isso, o seu consumo é bastante indicado para pessoas seniores. A estas características soma-se uma série de outros atrativos e componentes que se revelam muito importantes para quem, por exemplo, pratica desporto uma vez que consegue, de forma natural e eficaz, repor os sais minerais gastos ao longo da prática desportiva e neutralizar o ácido láctico.

Não é por acaso que a Águas do Vimeiro tinha como slogan, ainda bem presente na mente de muitos: ‘A saúde está primeiro. Beba água do Vimeiro’. Isso tinha uma razão de ser. Sabemos que existem, claramente, benefícios desde logo por bebermos água e, ainda mais, se escolhermos uma água mineral natural, a melhor bebida a incluir na dieta, inteiramente desprovida de quaisquer produtos e tratamentos químicos. Acreditamos que temos, efetivamente, um produto único e distintivo.

2. A marca conta já com uma longa história. Quais os principais marcos que destaca?

Temos a felicidade de ter um produto genuinamente puro, bom e de qualidade diferenciada que nos tem permitido traçar um percurso de sucesso, desde 1893. É, pois, difícil individualizar, com todo e cada marco importante para a nossa história, para a história de quem nos acompanha e consome as nossas águas e que se reflete no que somos hoje e no que aspiramos continuar a ser no futuro. Uma marca reconhecida e de referência no mercado.

3. Em Portugal são líderes no segmento das Águas com Gás em PET. Os consumidores estão cada vez mais em alerta para a questão do impacto dos plásticos no ambiente. Notam este comportamento no vosso negócio?

Notamos que, felizmente, existem mais consumidores atentos à questão da sustentabilidade e à preservação do meio ambiente mas não notamos ainda que haja uma alteração de comportamento no momento da compra dos nossos produtos apesar do portfólio das Águas do Vimeiro apresentar os seus produtos em garrafas PET e garrafas Vidro – à exceção da Vimeiro Original que só existe em garrafas PET mas cujo cenário acompanhará esta tendência muito em breve. Mas de facto não vemos aumentar as vendas de vidro em detrimento do PET.

Para além desta preocupação da marca em disponibilizar as suas águas também em garrafas de vidro, trabalhamos essencialmente no sentido de consciencializar para a importância da reciclagem e da correta colocação das embalagens usadas nos respetivos ecopontos. A preservação do ambiente depende da atuação de cada um de nós. Esta é uma questão importante no que toca ao impacto dos plásticos no ambiente e à sua presença nos oceanos, por exemplo.

4. Dado que a sustentabilidade é um dos vossos principais valores que iniciativas têm vindo a desenvolver para mitigar esta questão dos plásticos?

Ao longo dos anos e de toda a nossa atividade industrial e comercial, temos vindo a esforçarmo-nos para acompanhar as necessidades e promover a melhoria contínua de todo o nosso processo de produção sem nunca, em momento algum, descurar a importância da preservação do meio ambiente.

E é neste sentido que, não sendo possível a eliminação radical do plástico na nossa atividade por diversas razões, contribuímos com o abaixo exposto para mitigar a questão dos plásticos:

  • Disponibilização dos produtos Vimeiro em garrafas de vidro (à data, à exceção da Vimeiro Original);
  • Redução da gramagem de PET utilizado em cada garrafa, mantendo sempre a qualidade das nossas embalagens e garantindo sempre o bom acondicionamento do nosso produto;
  • Utilização de PET 100% reciclável;
  • Automatização e modernização dos processos de produção por forma a diminuir desperdícios;
  • Separação interna dos plásticos de desperdício para reciclagem;
  • Doação de tampinhas/cápsulas de desperdício a associações de solidariedade social.

Para além disto, trabalhamos constantemente junto do consumidor no sentido de consciencializar para a importância da reciclagem. Um trabalho desenvolvido por intermédio das redes sociais, da informação disponibilizada nas embalagens e também por intermédio da aposta em iniciativas e eventos direcionados para esta questão tão importante para nós.

5. A EAV tem vindo a patrocinar a iniciativa «RECICLAR TEM MUITA ONDA» com Vimeiro no Santa Cruz Ocean Spirit. Em que consiste esta iniciativa?

A Vimeiro é patrocinadora oficial do evento Santa Cruz Ocean Spirit há já alguns anos, um evento de desportos de ondas, e com esta questão dos plásticos nos oceanos cada vez mais presente nos noticiários achámos que era o momento ideal para abordar o tema. Criámos então o «Reciclar tem muita onda» onde convidávamos os consumidores a trazerem as suas garrafas de plástico usadas e a reciclá-las connosco na hora.

Por cada garrafa Vimeiro entregue, o consumidor levava um brinde da marca e ainda via a reciclagem acontecer, levando uma prancha de surf (pela temática do evento) ou um pisa-papéis (pela possível utilidade) feitos no momento através das garrafas entregues.

Foi nosso objetivo mostrar não só a reciclagem a acontecer, mas também que é possível darmos novas vidas às embalagens usadas desde que estas sejam colocadas no devido ecoponto.

6. A EAV tem como prática e preocupação constantes a garantia de condições de segurança e saúde dos seus colaboradores. Dê-nos alguns exemplos de ações que desenvolvem neste âmbito.

A Vimeiro é uma empresa feita de pessoas e para pessoas. E por isso a primeira preocupação é o bem-estar, a segurança e a saúde de todos os nossos colaboradores. Colaboradores felizes, produto e serviço de qualidade, consumidores felizes.

Neste sentido, para além da disponibilização regular da Medicina no Trabalho e de um departamento de RH atento, presente e disponível, disponibilizamos:

    • EPI – Equipamentos de Proteção Individual, adaptados a cada posto de trabalho
    • Formação constante
    • Consulta aos Trabalhadores (inquéritos)
    • Rotatividade dos colaboradores nos postos de trabalho, por forma a combater alguma monotonia que possa existir e também para prevenir eventuais lesões provocadas pela constante repetição de movimentos.

7. A EAV preocupa-se com a prevenção de qualquer fonte de poluição proveniente das suas atividades. Em que se traduz na prática?

A atividade industrial da Empresa das Águas do Vimeiro, que diz respeito à captação; engarrafamento e distribuição de águas, não é à partida propensa a grandes emissões de carbono nem requer grandes consumos de energia.

Para além disso, pela atividade que é, não temos associado muitas fontes de poluição. A única que podemos indicar está relacionada com os efluentes das higienizações das linhas e dos silos de armazenamento da água captada mas tal é devidamente direcionado e tratado.

Outra possível fonte de poluição proveniente da nossa atividade poderia estar relacionada com os resíduos físicos que advêm de todo o processo de produção mas também esses são devidamente tratados, segregados por tipologia, cor e tipo de contaminação para facilitar a reciclabilidade dos mesmos com o food grade que se pretende, e encaminhados para gestores de resíduos licenciados por forma a serem reintegrados no circuito.

8. Para lá das águas, a EAV aposta também no termalismo. Em que consiste a vossa oferta nesta área?

A Empresa das Águas do Vimeiro (EAV) integra um grupo composto também por hotelaria e termalismo. Tradicionalmente, as Termas do Vimeiro, reconhecidas pelas qualidades terapêuticas da sua água, operam durante o período de verão. Era nosso propósito alargar este período de operação mas, infelizmente, com a pandemia provocada pela COVID-19, e tudo o que esta tem trazido, não nos foi possível efetuar as alterações perspetivadas e, consequentemente, retomar a atividade.

Ainda assim, podemos adiantar que esta nossa oferta consistirá na disponibilização de Tratamento de Bem-Estar e Tratamentos Clássicos (Balneoterapia, Ventiloterapia e Fisioterapia), especialmente indicados para a prevenção e tratamento de várias patologias da pele e dos aparelhos digestivo, circulatório e respiratório.
A zona do Vimeiro é fértil em águas mineromedicinais que se tornaram célebres desde os tempos longínquos, quando a Rainha Santa Isabel e a Infanta Dona Leonor fizeram uso destas nossas águas para tratamento de pele.

9. Com a pandemia existe uma maior procura por ofertas que privilegiam a saúde e a natureza. Tem havido maior procura por este tipo de produto?

Quanto a esta questão, apenas conseguimos responder na perspetiva da nossa atividade no ramo das águas engarrafadas.
E sim, temos assistido a uma maior procura do consumidor por produtos diferenciadores, únicos e que acrescentem algum benefício extra à sua saúde e ao seu bem-estar.

Tal é sentido na EAV quando falamos da Vimeiro Original, uma água mineral natural com um equilíbrio perfeito que combina pH alcalino com sais minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo de todos nós. Estas características tão diferenciadoras e únicas no mercado português e os benefícios que esta concede a quem a consome e os reconhece têm feito desta uma água cada vez mais procurada.

Biografia

Diogo Abreu, Administrador Executivo da Empresa das Águas do Vimeiro (EAV).

Durante muitos anos, com atividade profissional ligada à banca de investimento e aos fundos de investimento foi no final de 2013 que abandonou a atividade no setor financeiro e passou a dedicar-se à reestruturação de empresas, essencialmente, industriais. Em março de 2018 recebe o convite para abraçar o projeto Vimeiro, na sua atividade de Engarrafamento e Distribuição de Águas Minerais. A sua principal missão é tornar a EAV na empresa de referência do sector, com oferta de um produto distinto de qualidade, e contribuir para a satisfação dos vários stakeholders da empresa, com um especial destaque para os seus colaboradores, parceiros e clientes.

Share on facebook
Partilhe
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados