- Entrevista
Uma água com benefícios únicos
- Publicado em
Com um portefólio de águas incomparável e único em Portugal, a Águas do Vimeiro é hoje uma referência na Indústria de Engarrafamento e Distribuição de Águas Minerais, em Portugal. Para melhor conhecermos o presente e futuro da empresa estivemos à conversa com Diogo Abreu, Administrador Executivo da Empresa das Águas do Vimeiro (EAV).
Poderíamos começar a nossa conversa por conhecer um pouco melhor o seu percurso profissional e em que momento decide abraçar este projeto.
A minha atividade profissional foi, durante muitos anos, ligada à banca de investimento e aos fundos de investimento. No final de 2013 abandonei a atividade no setor financeiro e passei a dedicar-me à reestruturação de empresas, essencialmente, industriais. Em março de 2018 recebi o convite para abraçar este projeto e, como adoro desafios, acabei por aceitar. Como sabem a empresa Águas do Vimeiro tem como áreas de negócio a Hotelaria, Turismo, Termalismo e Indústria de Engarrafamento e Distribuição de Águas Minerais, sendo esta última, a área que acabei por abraçar e onde tenho como principal missão acrescentar valor à atividade das águas minerais.
A água é o principal constituinte do nosso corpo e todos sabemos a importância do seu consumo para o bom funcionamento do nosso organismo. No entanto, nem todas as águas têm as mesmas características e, consequentemente, os mesmos benefícios para a nossa saúde. Como caracteriza as águas do Vimeiro e quais os seus benefícios?
A Água do Vimeiro tem atualmente um portfólio único e incomparável que vai desde as águas com gás às águas sem gás e desde as águas minerais naturais às águas de mesa. Mas é na água Vimeiro Original, a água mãe que dá origem a todas as águas do portfólio, que está a diferenciação. Por ter uma mineralização muito elevada (cerca de 1100 mg/L), esta água mineral natural é verdadeiramente diferente de todas as restantes no mercado. Esta composição, fruto dos seus aquíferos naturais, é bastante importante e benéfica para a saúde. Para além dos sais minerais, ao contrário da maior parte das águas em Portugal, a Água Vimeiro Original tem pH alcalino, algo que é hoje bastante valorizado pelos consumidores. Aos bebés, pela riqueza em bicarbonato e pH, auxilia o processo digestivo e alivia as cólicas típicas. É também uma água que tem muito cálcio e, por isso, o seu consumo é bastante indicado para pessoas seniores. A estas características soma-se uma série de outros atrativos e componentes que se revelam muito importantes para quem, por exemplo, pratica desporto uma vez que consegue, de forma natural e eficaz, repor os sais minerais gastos ao longo da prática desportiva e neutralizar o ácido láctico. Não é por acaso que a Águas do Vimeiro tinha como slogan: ‘A saúde está primeiro. Beba água do Vimeiro’. Isso tinha uma razão de ser. Sabemos que existem, claramente, benefícios desde logo por beber água e, ainda mais, se escolher uma água mineral natural, a melhor bebida a incluir na dieta cuja está inteiramente desprovida de quaisquer produtos e tratamentos químicos. Acreditamos que temos, efetivamente, um produto distintivo nesse aspeto.
Desde a captação até ao engarrafamento, a água é sujeita a um controlo rigoroso de qualidade, o que se traduz na confiança depositada pelo mercado. É este o segredo para alcançar os resultados obtidos ao longo dos anos?
A marca sempre teve uma grande presença no mercado e é uma marca forte porque, apesar das vicissitudes que teve ao longo dos anos, continuou a crescer, continuou a vender e continuou a ter uma presença muito significativa no mercado. No mercado das águas com gás, nós somos, seguramente, a segunda marca mais vendida a nível nacional, o que para nós é também muito importante. Apesar de ser um mercado mais pequeno, não deixa de ser um mercado interessante e que está, neste momento, a crescer sendo, por isso, algo que queremos valorizar. A verdade, é que o consumidor está hoje disponível a pagar mais por uma Água Vimeiro Original do que por outras águas do mercado, porque sabe a qualidade do nosso produto e reconhece os seus benefícios. Os consumidores estão cada vez mais informados, seja através das redes sociais, de publicações ou até de blogs. Hoje em dia, quem tem interesse pelo tema consegue facilmente perceber que o nosso produto tem características diferenciadoras. Nesse sentido, a nossa estratégia para este ano passa, exatamente, por dar a conhecer e divulgar ainda mais essa informação e promover um produto que consideramos distintivo no mercado nacional e também no mercado internacional.
Podemos então afirmar que a estratégia para o futuro passa pela promoção e divulgação deste produto diferenciador no mercado?
A EAV tem a sorte de ter um produto verdadeiramente bom. No entanto, não deixa de ser necessário comunicar para o público. Nesse sentido, a nossa estratégia para este ano passa, exatamente, por dar a conhecer e divulgar ainda mais essa informação e promover um produto que consideramos distintivo no mercado nacional. Todos sabemos que uma grande percentagem do nosso corpo é água e, por isso, é importante que a água que ingerimos seja de qualidade. Houve por isso a necessidade de alterar a visão da empresa e de apostar num produto mais distintivo. Para tal, realizámos uma revisão do nosso portefólio e deixamos de comercializar alguns produtos. Hoje, apesar de termos um menor volume de litros vendidos, o valor é maior, ou seja, vendemos menos, mas vendemos melhor. É esse o caminho que queremos seguir e que acreditamos que nos permitirá ter uma vantagem face à nossa concorrência.
Reconhecidas pela sua qualidade são também as termas do Vimeiro. De que forma tem sido dinamizada esta vertente?
Quer para a Região do Oeste quer para a Grande Lisboa, consideramos que temos, do ponto de vista termal, um ativo que tem importância e que tem de ser dinamizado.
O termalismo terapêutico tem vindo a ser cada vez mais valorizado. Há um reavivar e já não é aquele termalismo só para os avós que iam para as termas. A própria classe médica também está mais interessada num tipo de terapêuticas que o termalismo permite.
Temos como objetivo dinamizar mais as termas do Vimeiro que, neste momento, apenas abrem num determinado período do ano, essencialmente no verão até porque as pessoas têm mais disponibilidade, e está associado ao Hotel Golf Mar.
Existe interesse por parte das entidades da região (Turismo, Câmaras, Direção Regional de Saúde) de dinamizarmos as termas, permitindo que estivessem abertas durante todo o ano.
Como gostaria de ver a Águas do Vimeiro no futuro?
Gostava que fossemos um player de referência no mercado com uma presença maior do que a que temos hoje.
Ser líder será sempre difícil. Nós temos um volume de litros igual a grandes insígnias que existem no mercado, mas isso não quer dizer que não consigamos ter uma presença, em termos de valor, mais interessante.
Ser líder de outra forma. Para a empresa, não interessa vender mais um litro do que a concorrência. O que nos interessa, claramente, é afirmarmos a marca no mercado, continuar a ser reconhecida como uma marca de excelência e que terá, seguramente, o seu público-alvo. Há pessoas que valorizam mais determinadas características e outras valorizam menos.
Queremos ser líderes de referência no mercado, mas não necessariamente pelo volume de litros que vendemos. Para o futuro queremos, essencialmente, reafirmar a empresa no mercado com outra capacidade